Postagem em destaque

Intercâmbio: Seu sonho destruido

Esse foi o sentimento  de todos os clientes e futuros intercambistas após saberem o fechamento da Intercâmbio BFA. Um sonho de...

terça-feira, 12 de março de 2013

Entrevista com Martina Domingues


Ela adora viajar e conhecer outras culturas.Vicenciou a irlanda de perto e atualmente repassa as suas expêriencias através do seu próprio blog. Com um inglês fluente e um aprendizado incrivel sobre as relações humanas, essa menina de 18 anos acabou de começar o seu curso de Psicologia,em Santa Catarina. Hoje temos o prazer de entrevistar Martina Domingues.

Passport to Ireland: Quanto tempo você ficou na Irlanda? Como foi sua experiência por lá?



Martina Domingues: Fiiquei na irlanda por +- 10 meses. Minha experiencia foi incrivel, sem descrição. Algo que só pude sentir e aprender, e não contar a alguem como foi, sabe? Muitas coisas ruins e boas aconteceram, e isso me ensinou muito, eu tive que passar por situações que nunca passaria no Brasil, e com olhos de estudante de psicologia aprendi ainda mais sobre o ser humano.

Passport to Ireland: Você tem pretensão de voltar algum dia? Por quê?


Martina Dominges: As vezes penso em voltar pra lá sim, mas são apenas ideias, rapidos pensamentos, as vezes sinto falta, as vezes viver no Brasil não é como eu queria que fosse, mas apesar de tudo, sei que minha faculdade fica sempre em primeiro lugar.

Passport to Ireland:: Hoje muitos brasileiros sonham em fazer intercâmbio na Irlanda. O que você diria para essas pessoas?


Martina Domingues: Quando você chega na Irlanda, depois de +- 1 semana começa a perceber que o sonho se torna apenas em uma experiencia de vida, na verdade, muita gente fantasia muito (na minha opinião) e acham que tudo (exatamente tudo) no Brasil é uma merda. 

Quando você conhece outro pais, percebe o quanto o Brasil é especial, e os brasileirinhos, unicos! E lembrem-se de que o seu sonho pode ser viver no exterior, assim como esse pode ser o pesadelo de muitos irlandeses (ou seja lá qual pais você queira ir). Estrangeiro no Brasil é tratado muito bem, mas brasileiro no estrangeiro pode ser tratado muito mal.

Passport to Ireland:: Observamos muito nesses anúncios de agencias de intercâmbio sobre a receptividade do povo Irlandês. Isso realmente acontece?


Martina Domingues: As vezes sim, as vezes não. Vamos ser sinceros, né? Existem irlandeses legalzinhos, assim como existem irlandeses muito preconceituosos e grossos (a maioria). Papo de agencia de intercambio é sempre o mesmo! O que eles querem é o seu dinheiro.

Passport to Ireland: Vamos tratar de uma questão que tira o sono de todo brasileiro. Há empregos para todos?

Martina Domingues: Não há empregos nem para os irlandeses, por que haveria para os brasileiros? rs. Claro que tem sempre algum batalhador, ou sortudo que consegue um emprego que é de segunda a segunda. Mas são exceções.

Passport to Ireland: Quais as maiores dificuldades que um intercambista passa na Irlanda? Como lidou com elas?

Martina Domingues: Dficildades com aluguel, deposito, abrir conta no banco, fazer o visto, cada um tem uma diferente, depende com quem trata dessas coisas. Dificuldades sempre vão existir na vida de um estrangeiro, para fazer diversas coisas, ou até para se comunicar (no começo).


Passport to Ireland: Qual conselho você daria para os que estão prestes à embarcar rumo à Irlanda?

Martina Domingues: Que leiam o meu blog inteirinho. Especialmente o post que fala sobre as "palavrinhas magicas" e a parte do menu "guia de viagens" Aqui vai o link: http://martinanasviagens.blogspot.com.br/2012/09/tags-palavrinhas-magicas-na-europa-e.html


Passport to Ireland: Dublin é o melhor lugar para estudar ou viver? Por quê?
  
Martina Domingues: Não sei, nunca estudei em outras cidades a não ser Florianópolis! Gostei muito de morar lá, mas só por um tempo, prefiro morar na minha cidade mesmo, que aqui sou cidadã, me tratam com respeito por que sou brasileira e mané e conheço todo mundo também, nunca passarei por dificuldade nenhuma. 

Dublin é uma cidade linda, mas é linda para os europeus, por que brasileiro lá não tem a vida que merece, nem o futuro que deseja. É triste, mas o "sonho" e a "experiencia de viver no exterior" só dura por algum tempo, depois que aprendemos inglês, nosso corpo precisa voltar as atividades normais, precisamos nos sentir como cidadãs e queremos o nosso devido respeito de volta.


Quem faz faculdade ou tem um bom emprego no Brasil não tem motivos para viver em Dublin por mais de 1 ano, a não ser que a pessoa encontre um sub emprego que goste (o que é raro).


 Nos encontramos no próximo post. Faltam  23 dias para o meu embarque.

Ps: As respostas foram postadas de uma forma imparcial. O blog se ausenta sobre qualquer opnião positiva ou negativa.

Curta a nossa página: http://www.facebook.com/pages/Passport-to-Ireland/321345181302549




 

6 comentários:

  1. Concordo com esta forma realista da Martina, mas há algo meio cético ou racional em excesso nos textos dela. Jà conheço o blog Martinas nas Viagens, tem informações relevantes pra serem lidas. Mas acho que o intercâmbio tem diferentes porques e sentidos para quem o inicia, então teremos diversas opiniões (positivas ou negativas) ao final de uma semana, 1 mês e 1 ano.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato. Concordo muito cm você Sheila. A experiência é única e diferente pra cada um.

      Excluir
  2. Gosto muito das opiniões da Martina pois ela relata a realidade, e o que ela fala é o mesmo que eu imagino que seja.
    Quando ela fala que não tem emprego na Irlanda para estrangeiros me da até um medo kkkkk, mas acredito com mta dedicação se consegue um sub emprego, onde dê pra se manter e fazer umas viajens pela europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha conheci gente que conseguiu... mas poucos...
      e se matavam, perdiam metade da aula e faltavam varios dias por causa do trabalho..
      tb conheci gente que trabalhou e naum foi paga...
      conseguir dinheiro pra viajar trabalhando eh mt facil, em 1 mes de trabalho tu ganha o suficiente pra viajar bastante eh uma ótima ideia

      Excluir
  3. A parte que eu mais concordo é a que fala que depois de uma semana o sonho se torna experiência de vida. E acho que é isso mesmo que as pessoas precisam: experiência.
    Sobre emprego, não sou parâmetro. Consegui emprego em menos de 30 dias, recebo em dia e trabalho de segunda a sexta em horário normal. Porém, sei que sou exceção. Tenho amigos que ainda não conseguiram e outros que já conseguiram dois, três empregos. Acho que varia do nível do inglês, do quanto se vai atrás e de um pouco de sorte.
    Só o que eu acho que faltou vc dizer é que o frio aqui é de verdade. Somado com a chuva, não dá pra dizer que trabalhar de madrugada ou que andar a pé o tempo todo é fácil ou normal. Porém, mais uma vez, vale como experiência de vida.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com você, na minha opiniao voce que chegar aqui na irlanda, e ter tudo nas maos. assim nao tem emprego mesmo nao. vc ta sendo muito ipocrita.

    ResponderExcluir